quinta-feira, janeiro 05, 2012

Nós Ambiente na Sede: A Composteira



Hoje foi dia de Nós Ambiente na Sede do Ajuntaê! Quer dizer, todo dia é dia de Nós Ambiente, afinal, é dever de todos cuidarmos do planeta em que vivemos. Mas hoje foi um dia especial, já que acabamos de oferecer um lar para as primeiras minhoquinhas californianas que habitarão nossa mais nova composteira. Ter uma composteira - cujo objetivo final é produzir adubo - reduz o lixo urbano gerado nas cidades e pode ser uma ótima razão para cultivar hortas, que por sua vez são uma ótima ideia para uma alimentação mais saudável!

Nossa primeira experiência de compostagem não deu muito certo pois não sabiamos de um cuidado importantíssimo de se ter com o experimento: é necessário abrigar a composteira da chuva. O líquido produzido naturalmente no processo pode ser utilizado para regar plantas por ser rico em nutrientes, mas o excesso de água pode fazer o material orgânico saudável apodrecer e cheirar mal, aí você terá de fazer tudo de novo. Fora isso, fique tranquilo com cheiros normais, pois a humificação captura o carbono e evita a formação de odores desagradáveis. 

Além disso, o mais importante é separar no dia-a-dia todo alimento que restar das refeições. Vale lembrar que esse material orgânico não pode estar cozido (tem que estar cru mesmo) e também não pode ter sido temperado.




Bom, o processo de montagem da composteira foi simples. Alguns baldes plásticos, terra vegetal, minhocas californianas e pronto. Essa espécie de minhoca é a mais recomendada para produzir húmus, que nada mais é o ‘cocô’ produzido por elas ao longo de aproximadamente duas semanas. 



Interessante é observar o experimento começar com apenas algumas minhocas e pouca terra e depois ver o material orgânico depositado ser digerido e preencher todo o restante do balde com adubo. Outra coisa bacana é saber que as minhoquinhas se reproduzem e migram para o próximo balde, que contém apenas o alimento pronto para ser digerido. Esse ciclo é praticamente eterno, ou seja, totalmente sustentável, e o processo de compostagem é praticado por um bom número de sedes de coletivos Fora do Eixo Brasil afora!


Pois é, e nessas de reutilizar e ressignificar o lixo dentro de casa, também repensamos nossos próprios hábitos. Certamente esse caminho em direção a um planeta mais saudável reflete dentro de todos nós. Nossa Felicidade Interna Bruta vai aumentando e a das minhoquinhas também! Dentro das composteiras elas são felizes e se reproduzem, sempre em relação de mutualismo com os seres humanos. Lembre-se: estamos todos no mesmo ecossistema urbano.

Um comentário:

Leo Lazzerini disse...

Massa galera é isso ae!

Só não entendi bem um lance, vcs vão colocar direto os restos de alimento na composteira?
Ia dar uma dica, esses residuos organicos rola mais, digamos, "diluido" no total da composteira(vermicomposteira - devido a presença das minhocas).
O esterco curado é um bom complemento.

Leo - Coletivo103 - VIçosa/MG