segunda-feira, dezembro 26, 2011

Fora do Eixo: você ainda vai participar!


Bem, já entediado da rota de barzinhos de rock em Campinas, resolvi tentar algo diferente em uma sexta-feira à noite: ficar em casa. Foi então que recebi uma newsletter no email falando a respeito de um tal IV Congresso Fora do Eixo. Lembro-me de ter dado uma lida por cima, reparei que todos os temas propostos eram relacionados à música, artes e cultura em geral. Como andava meio sem (bons) amigos – Luca, você é meu irmão – me interessei pela possibilidade de participar da Cobertura Colaborativa do evento, de modo a ser uma excelente forma de conhecer pessoas inteligentes e engajadas.


Não serei desonesto em dizer que não reparei em uma foto da newsletter onde havia jovens sentados sobre a grama e onde figuravam lindas garotas. Bem, certo de que seria uma excelente oportunidade de conhecer São Paulo, tirar umas boas férias, conhecer gente e, de quebra, ainda adquirir conhecimento, resolvi reservar uma semana de hostel naquele mesmo instante.



Posso dizer que todas as minhas expectativas foram atendidas e superadas!! Descobri que já existe no Brasil uma galera articulada de norte a sul em prol da Cultura. Descobri também que existem pessoas que enxergam na Internet uma rede não de computadores, mas sim de seres humanos pensantes. E, veja bem, se os computadores têm capacidade ilimitada de armazenamento de informações, seres humanos têm capacidade ilimitada de processamento dessas e de outras informações que não podem ser transformadas em “zeros e uns”.

 
Cabeças Pensantes por trás dos computadores da Internet.


Seria muita ousadia – e até mesmo ignorância de minha parte – tentar resumir tudo que vi, ouvi e senti durante o Congresso e durante a curta convivência que tive aqui em Campinas no Coletivo Ajuntaê. Mas, como escrevo minha crônica em forma de relato (ou seria o contrário?), sinto que devo passar a seguinte mensagem: se você é capaz de olhar para as semelhanças ao invés de olhar para as diferenças do outro e se você sempre sonhou em viver de Cultura – e fazer a Cultura viver através de você – então você deve buscar o ponto Fora do Eixo mais próximo de você e abrir seu coração para conhecer pessoas incríveis que talvez tenham mais em comum com seus sonhos do que você possa imaginar. Pois tudo isso me pareceu, na verdade, muito real.

Estamos todos bem despertos.

Nenhum comentário: