terça-feira, dezembro 06, 2011

Circuito Paulista de Festivais


No dia 15/11 em São Carlos, durante o Festival Contato, aconteceu o primeiro encontro do Circuito Paulista de Festivais Independentes. Inspirado no modelo do Circuito Mineiro, agentes de todo estado aproveitaram o feriado para se reunirem e articular uma rede de festivais independentes.

Com intuito de conectar uma rede já existente de festivais independentes em São Paulo, o encontro contou com a presença de Talles Lopes (da Abrafin - Associação Brasileira de Festival independentes), Felipe Altenfelder (da Casa Fora do Eixo SP) e Gabriel Ruiz (Enxame Coletivo e Festival Canja), que puxaram uma conversa inicial compartilhando experiências e apontando caminhos. Com quórum bem representativo (contanto com representantes de cerca de 25 festivais), as conversas seguiram tarde adentro, encaminhando para discussões de comunicação, sustentabilidade e articulação do circuito.

A experiência de participar de um encontro como esse é indescrítivel, com agentes culturais de cidades com realidades completamente diferentes conversando sobre possibilidades que fomentem uma rede de fato, onde a colaboração potencializa o local.

Após a primeira rodada de conversas geral, foram divididos grupos de trabalho que discutiram os seguintes temas: Comunicação, Sustentabilidade, Agência, Organização e Articulação. Entre os encaminhamentos, teremos em breve um site para divulgar o circuito paulista, e enviaremos um projeto para captação de recursos que viabilizem ações em bloco para o ano que vem.

Fechando o encontro, ocorreu uma plenária pra ratificar tudo o que foi conversado. Com uma calorosa salve de palmas, os representantes de 25 festivais consolidaram uma rede que irá contribuir muito para expor artistas independentes por São Paulo!


Nenhum comentário: