sexta-feira, outubro 21, 2011

O Som "Camarones Orquestra Guitarrística" Direto da Cozinha



Passeando sua música por vários pontos do Brasil desde a sua criação no final de 2007, a Camarones Orquestra Guitarrística vem ganhando prestígio e gerando repercussão nas mídias espontâneas por onde passa.
Não é tarefa fácil tentar interpretar e definir o som da banda, seu público ou os que estariam propensos a gostar de seus riffs viscerais. Mas, no caso da Camarones Orquestra Guitarrística,  a música vai muito além de qualquer definição - tem coisas que são melhores assim, indefiníveis - traz sentimento e imaginação, com melodias que dão a impressão de terem sido tiradas da trilha de um filme que qualquer um adoraria assistir.

Naturais do Rio Grande do Norte, os integrantes da Orquestra fazem um trabalho instrumental agitado e dançante que misturam riffs pesados de rock com levadas de ska, surf music e uma certa pitadinha de blues. O som remete o tempo todo à ação, como se houvesse várias velocidades por faixa que indicam a levada do “bater cabeça”, o que torna quase que impossível não ter vontade de parar pra ouvir e então se mexer novamente, correr e se aventurar enquanto os acordes e notas são feitos com maestria pelos integrantes.

Suas músicas, como o próprio nome do quinteto, chamam a atenção logo de cara por excelência, e ao ouvi-las dá pra entender porque a banda vem ganhando espaço pela sua autenticidade e personalidade. Não dá pra quantificar ao certo até onde o som da banda potiguar pode levar as pessoas, mas provavelmente algumas belas sensações são comuns a todos: o de estar na praia pegando um tubo naquela “mega onda”, ou então num filme de mafiosos em Chinatown ou ainda numa alucinante perseguição de carros por São Francisco. É realmente um show de movimentos com uma pegada sempre muito animadora.
A Orquestra, que tem na bagagem grandes turnês pelo Brasil e uma pela Argentina,  já tem um CD homônimo e dois EPs lançados ("Corra Cabron, Corra!” e “Tudojunto”), e está prestes a lançar o seu novo trabalho: o álbum “Espionagem Industrial”. Além disso, foi gravado um DVD durante o show da banda no Festival do Sol em Recife e que já foi disponibilizado no Youtube.

Pra quem ficou com vontade de testemunhar todas essas sensações ao vivo, a banda está passando por Campinas neste domingo, 23 de outubro, e irá dar a liga no tempero do projeto Som da Cozinha, na Casa São Jorge Bar. Como dizem, dá pra perder - ou melhor -  ganhar uma tardezinha tranquilamente.

Nenhum comentário: