domingo, novembro 27, 2011

#FazendoCONTATO

Entre 14 e 20 de novembro, São Carlos foi palco da quinta edição do CONTATO - Festival Multimídia Colaborativo. Realizado pela UFSCar, o evento teve como um dos parceiros o Fora do Eixo, e contou com a participação efetiva dos agentes da rede. Representando o Ajuntaê, eu e Vanessa Oliveira fizemos contato nos últimos dias do festival e já digo logo de cara: a experiência foi sensacional!

Chegamos na sexta, dia 18, e logo seguimos para a UFSCar. Lá, participamos da Oficina de Cinema Vivo/Teatro de Sombras, ministrada pelo coletivo de artistas Membrana Experimental Fiat Lux. Confesso que estava sem saber direito o que esperar, e fui mais do que - positivamente - surpreendida! Através da projeção das nossas sombras, e a partir da interação delas com objetos como guarda-chuvas, máscaras, bolas e lanternas, pudemos criar um verdadeiro cinema vivo, como já dizia o nome da oficina! Toda a experimentação foi esteticamente de tirar o fôlego, de tão lindas as imagens obtidas. Logo após a oficina, encontramos o Gabriel Fedel e seguimos para o Encontro dos Conselheiros Municipais de Cultura, que contou com a presença de agentes culturais e gestores de várias cidades do interior paulista.

Sábado e domingo foram os dias de shows na Praça do Mercado Municipal, bem no centrão da cidade. Começava a partir daí minha experiência com a cobertura colaborativa do festival! Fui super bem recebida pela galera envolvida na cobertura - que, mesmo estando num ritmo frenético e intenso, fez questão de tirar um tempinho e me ‘situar’ nos trabalhos, sempre com a maior atenção - e logo comecei a auxiliar no gerenciamento das mídias sociais do Festival CONTATO.


Uma das coisas mais interessantes pra mim foi perceber o reflexo de experiências que venho tendo no Ajuntaê, e o quanto elas foram válidas durante a cobertura do festival. Por exemplo, em setembro, passei um final de semana na Casa Fora do Eixo em São Paulo aprendendo um pouco mais sobre ações relacionadas à Comunicação e posso dizer que essa vivência ajudou muito pra minha atuação no CONTATO!


Tive também a oportunidade de entrevistar os caras da BigBang, banda norueguesa que tocou sábado a noite no Palco CONTATO e levou a galera à loucura! Bem legal perceber a humildade dos caras e o quão felizes eles estavam por tocarem no Brasil (era a primeira vez que eles estavam em turnê pelo nosso país).


No domingo, fiquei um tempinho ajudando na Banquinha Fora do Eixo e o interessante foi ver o quanto a galera tinha se animado com os shows do dia anterior - a maioria das pessoas que passava pela banquinha procurava primeiro por artistas que haviam se apresentado no sábado, como Aeromoças e Tenistas Russas (o álbum Kadmirra vendeu que nem água, ouso dizer) e Projeto Axial. Para fechar o fim de semana na praça, o Criolo deu o tom com um showzaço, e todos os presentes foram embora mais do que contentes mas com aquela pontinha de tristeza do festival ter acabado - eu, ao menos, estava. 


À toda galera da produção do evento, da Rádio UFSCar, Cafe Sanca e, principalmente, à equipe da cobertura colaborativa, meu muito obrigada pela - reitero - experiência maravilhosa! Ano que vem com certeza estarei de volta pra fazer #CONTATO! 

Nenhum comentário: