domingo, outubro 24, 2010

Quem disse que o Fora do Eixo é só música?

por Gabriel Fedel

Num processo com pouco planejamento, mas com muita vontade, o Coletivo Ajuntaê, recém aderido ponto Fora do Eixo, emplaca projetos de artes integradas na MOLA - Mostra Livre de Artes, que ocorre no Circo Voador - Rio de Janeiro/RJ. 

Desde as primeiras conversas que iniciaram o Ajuntaê, as artes integradas eram um tema de consenso. E como a idéia não é ficar só no discursSo, cá estamos nós aproveitando as deixas e nos empoderando! Dessa vez indo um pouco mais longe, nosso destino é o Rio de Janeiro, no lindo espaço do Circo Voador!

Graças a uma sugestão de nossa grande amiga Lua, da Ponte Plural, meio que no susto, alguns dos artistas do Ajuntaê inscreveram projetos para a Mostra Livre de Artes (MOLA). e os ventos cariocas trouxeram boas notícias, projetos aceitos!foram 2 projetos do Ajuntaê mais 1 de um grupo parceiro! São Eles: Cigarras, X! e Mó.


+Cigarras
Esboço da instalação cigarras - por Bel Magnani

 Podemos dizer que o projeto das cigarras veio de um sonho, literalmente! De um devaneio regado de cigarras nasceu uma instalação multi-linguagem.

Tal projeto é um resultado da vontade do Ajuntaê em trabalhar com as artes de maneira integrada. Somando artes visuais, literatura e música, temos uma instalação que questiona a diferenciação dos diferentes tipos de labor - braçal e artístico.

A instalação se compõe por reproduções de cigarras, que estarão espalhadas pela área do circo voador, uma versão adaptada da Fábula de La Fontaine ("A Formiga e a Cigarra"), e uma música criada para dar ambiência para essa instalação.

+X!

Foto de Floris Lee - por Ruth Almeida
Saindo da literatura, plástica e música, e indo para as cênicas e fotografia, o projeto X! também se materializa como um integrador de linguagens. Como seria a cobertura fotográfica de um evento realizada por um dupla de clowns? É o que os participantes da MOLA desse ano poderão conferir esse ano.

A companhia Vamulá! estará percorrendo o circo voador e registrando, segundo sua óptica, toda a agitação da MOLA no dia 29. E para complementar o trabalho, junto aos palhaços haverá a presença de um fotógrafo, que acompanhe toda a cena "na surdina" para fazer o registro do registro, sendo esse realizado de maneira não-palhaça, mas ainda assim artística, para que os olhares se enriqueçam e complementem-se entre si, retroativamente, em facilitações para o nosso entendimento do que é e pode ser a MOLA, a arte, a lógica, o enquadramento e o desenquadramento das coisas, do humano, de nós mesmos.


+Mó

Proposto pelo grupo "Mais um Grupo de Dança", Mó é pautado em estudos sobre o coletivo. se inicia com apenas um indivíduo, um banco, um foco e uma atmosfera tensa advinda do instrumento solitário. O segundo elemento entra e o questionamento se inicia. Um palco, dois indivíduos e dois delírios, dois universos que se encontram sem se fundir.

Um espetáculo de dança contemporânea, criado por dez estudantes do curso de dança da Unicamp, nascido através da observação, laborátorios e estudos sobre o coletivo. A participação dos músicos, que tocam ao vivo, potencializa o diálogo entre música e dança, gerando um espetáculo plástico que se adapta e se molda de acordo com o perfil do local onde se dará a intervenção, compreendendo local, não somente como espaço físico, mas também como um espaço vivo modificado pelas pessoas inseridas naquele contexto.


________

Pra quem estiver pelo Rio de Janeiro entre os dias 27 e 30 não percam a MOLA, e confiram os trabalhos do Ajuntaê. Programação completa aqui: http://www.circovoador.com.br/mola/

E tamo juntos!

Nenhum comentário: