Nesse fim de semana tive duas oportunidades de compartilhar meus conhecimentos com as pessoas. No sábado, acordei cedo para dar a primeira aula da Oficina de Bonecos e Jogos (inserida no projeto As Cigarras e as Formigas) lá na E.E. prof. Messias Gonçalves, em Campinas. O Gabriel Fedel (que não acordou tão cedo assim...) foi quem me levou, eu e as sacolas transbordantes de lixo.
Opa! Lixo não... são os materiais potencialmente transformáveis! Esse é o nome que eu e minha parceira de oficinas, a ajuntada Ruth Almeida, demos para aquelas coisas que já não são mais o que eram antes. Por exemplo, nessa aula, uma lixeira quebrada, junto com pedaços de caixa de ovo, mais barbante, tampinhas de garrafa de refrigerante, alguns amassados de jornal e muita fita crepe geraram um hipotótamo!
Não acredita? Pois temos imagens!
Mas vamos deixar para a imaginação de vocês para este momento, não vou queimar a largada e acabar com a supresa...
Nesse mesmo dia, no final da manhã e da oficina, entrou na escola 4 meninos do bairro. Foram chegando de mansinho, igual aos gatos que não querem dar bandeira quando querem se aproximar de alguém. Apesar de termos em nossas mãos, cheias de cola até o cotovelo, uma bela espécie de hipotótamo, quem chamou a atenção deles foram as nossas amigas Cigarras e Formigas, montadas no mesmo pátio em que estávamos. E essa foi a deixa para o approach, que rendeu a confecção de piãos de jornal além de mais 4 alunos para o próximo sábado!
No domingo, eu e o Fedel, colocamos novamente as sacolas com os materiais e os bonecos no carro e fomos rumo à Bragança Paulista, participar do Cardápio Underground! (não sabíamos muito bem como chegar e nem o local onde íamos, mas tínhamos a direção: o lado certo da rodovia Dom Pedro a pegar! o que aumenta muito a probabilidade de dar certo). A viagem foi tranquila, tirando uns caras-sangue-no-zóio-muito-loco ultrapassando erroneamente. Sem muitos outros sobressaltos, chegamos a Bragança e a indicação que tivemos foi a de pegar uma ladeira fenomenal, que dava a sensação de fazer o carro virar para trás! Por fim, encontramos os outros ajuntados no Espaço Sanso e logo menos os bonecos e os jogos já estavam a postos para começar a chamar a galera.
Novamente, o campeão foi o pião de jornal. Eu e o Fedel nos desdobramos para atender todas as crianças que queriam fazer os seus próprios. Enquanto rolava alguns shows, o ajuntado João Moreira, aproveitou os materiais potencialmente transformáveis e criou uma incrível guitarra para o nosso amigo ET! Agora, ela só precisa de acabamento e como dizem, já é!
Nenhum comentário:
Postar um comentário