quinta-feira, setembro 15, 2011

Observatório Fora do Eixo de Rádio Livre

A Web Rádio Fora do Eixo e o Coletivo Ajuntaê de Campinas promovem no sábado, dia 17 de setembro de 2011, um Observatório para discutir a radiodifusão FM no Brasil. Esta ação surgiu após o Circuito Fora do Eixo receber um transmissor FM da Ong Descentros, em uma chamada pública para distribuição do aparelho.


Neste observatório será apresentada a instalação, manutenção e funcionamento do Transmissor FM. Esses processos serão filmados e transformados em um vídeo-manual que acompanhará o aparelho nos próximos destinos. Por fim, o evento tem o objetivo de abrir a discussão dos rumos do transmissor na rede Fora do Eixo.

Tópicos do Observatório:
1)Teórica/Histórica - Rádio Livres
Um pouco do histórico da radiodifusão no mundo e no Brasil. Leis de Audiodifusão, Rádio Livre, Desobediência Civil.

2)Prática - Uso do Transmissor FM
Como instalar e operar um transmissor FM. Esse tópico será realizado na sede do Coletivo Ajuntaê, que se tornará temporariamente base do transmissor.

3)Discussão - Como o FDE usará o transmissor
Fechando o observatório, será realizado um bate-papo visando discutir qual será a política de uso do transmissor dentro do circuito.

Participantes
Thiago Novaes - Bacharel em Ciência Política (UNICAMP), coordenou em 2005 a implementação dos Pontos de Cultura Digital junto ao Ministério da Cultura, integrando a Coordenação do Projeto Casa Brasil em 2006. Trabalhou de 2002 a 2004 como pesquisador na Diretoria de TV Digital do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPqD), responsável por serviços interativos e audiovisuais. Atua há 10 anos em pesquisa e implementação de rádios de baixa potência, tendo publicado traduções e artigos sobre o tema. Atualmente, cursa o doutorado em Antropologia pós-Social na UNICAMP, investigando a relação humano-técnica e os rumos que o direito autoral e a propriedade intelectual estão tomando neste começo de século XXI. Apresenta programa na Rádio Muda às terças-feiras, das 18h às 20h (escute o stream da rádio colando esse endereço no seu player: http://orelha2.radiolivre.org:8000/muda ).

Gabriel de Souza Fedel - Membro do Coletivo Ajuntaê, articulador do Fora do Eixo e Gestor da frente de tecnologias do Fora do Eixo. Militante do software livre, atua principalmente com ferramentas aplicadas à produtos artísticos como música e imagens. Também atuou no movimento das rádios livres junto à Rádio Alternativa de São Carlos/SP. É formado em Ciência da Computação pela USP São Carlos (2008) e Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP (2011).

Jovem Palerosi (aka Youngman) - tem 25 anos, é músico, dj e produtor musical. Se formou no curso de Imagem e Som na UFSCar onde realizou diversos projetos audiovisuais. Participou do grupo que implantou a Rádio UFSCar, tendo trabalhado como estagiário em sua programação. É fundador do Massa Coletiva, e trabalha com o projeto Independência ou Marte desde 2007, tendo sido contemplado pelo MinC como Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre. Nos últimos anos colaborou com diversas bandas, projetos musicais e esteve presente em festivais de música independente por todo o país, seja na discotecagem ou na transmissão e cobertura junto a Web Radio Fora do Eixo.

Atualmente coordena o estúdio do Aparelho Coletivo, ponto de linguagem em música do Fora do Eixo em São Carlos e participa de um quarteto do projeto Música/Coletivo do Rumos Itaú Cultural, entre outros projetos.

Serviço
Observatório FdE Rádio Livre

Tema:Rádio Livre, Leis de Rádiodifusão e Transmissão FM
Dia: Domingo - 17 de setembro de 2011
Horário: 17h00
Local: Sede do Coletivo Ajuntaê - R. Prof. Luiz Cerqueira Monteiro 45, Jd. Proença - Campinas
Canal de transmissão: #AoViVoFde: www.livestream.com/observatoriofde

Nenhum comentário: