segunda-feira, agosto 29, 2011

Noite FdE reúne dois estilos musicais no Fim de Semana Sem fim #01

Por Felipe Garcia                                                                                                                                    
Duas bandas, dois estados, duas regiões brasileiras, dois estilos musicais. Estas descrições se encaixam perfeitamente quando falamos das bandas “Bleff Rock” do Rio Grande do Sul e da banda “Epcos” do Pernambuco. Muitos perguntariam o que uma tem a ver com a outra, alguns o que as duas tem em comum, outros já tentariam encontrar uma relação prévia nem que seja no nome das bandas.  Mas o interessante, no caso, é contar o que elas tem de diferente.

Natural de São Leopoldo-RS, a banda Bleff traz em seu repertório fortes influências do rock oitentista mundial. Suas composições em português contemplam letras intelectualizadas de cunho subjetivo e poético. Com um tom bem variado que vai de baladas pop marcantes a canções mais agressivas e até algumas instrumentais, a sua proposta se diz “inovadora” e por meio de “riffs ganchudos” e a uma “pegada instrumental”, o quarteto realmente deixa claro as suas intenções mais agudas no cenário rock n’ roll e indie nacional.




A banda Epcos é um trio nascido na cidade do Recife-PE que possui um trabalho autoral muito interessante e que, merecidamente, em pouco tempo tem ganhado visibilidade e respeito no cenário musical independente do país. O trio, que expressa a sua música de forma totalmente instrumental com guitarra, baixo e bateria, possui um estilo hipnotizante e chama a atenção pela qualidade individual dos integrantes.
O trio que deu inicio as suas atividades em 2009 teve um começo curioso. Os músicos se conheceram e começaram a tocar juntos adolescentes, ainda no processo de aprendizado dos instrumentos. Encontraram nas “Jams sessions” casuais e nos ensaios despretensiosos uma forma de canalizar a energia e criatividade para as suas composições. Daí surgiu a “Epcos”.




A Bleff acaba de lançar um DVD independente, como a maior parte de seus trabalhos tem sido, chamado “Cartografias do Linho Cânhamo”, e pretende lançar um novo CD no ano que vem, exatamente quando a banda completa uma década de existência. A banda gaúcha está em turnê pelo estado de São Paulo nos próximos meses. A aventura musical segue pelo circuito Fora do Eixo e contempla várias cidades do estado.




A Epcos acaba de lançar o primeiro EP que já está disponível para download no blog (www.expressodinamite.blogspot.com) E no momento está em turnê do lançamento do álbum no estado de São Paulo. É conceitualmente um caldo musical, um show de composições em cima de improvisação, uma orgia étnica de ritmos, uma mistura rica e deliciosa que resulta num belo trabalho do Trio Epcos. Dificil é conseguir definir suas maiores influências. O seu estilo é tão rico, a mistura de técnicas e timbres tão encorpadas, e ao mesmo tempo variadas, que se torna quase impossível categorizá-los. Só poderíamos mesmo acabar definindo e chamando de: “o bom e velho rock n’ roll”.




Duas bandas, dois estados, duas regiões brasileiras, dois estilos musicais e um lugar. A noite Fora do Eixo. Sejam bem vindos ao primeiro #Final De Semana Sem Fim.

Serviço:

O que? Fim de Semana Sem Fim #01 = Noite Fora do Eixo #12 + Antifoguete
Quando? 2 e 3 de setembro (sexta e sábado)
Onde? Bar do Zé - Rua Albino J. B. de Oliveira, 1325 - Barão Gerão
Quanto? $10 e $8 com nome na lista amiga*: lista@ajuntae.foradoeixo.org.br
*Mandando o nome para a lista amiga uma vez, você já terá desconto nas duas noites ($8 cada)

Nenhum comentário: