terça-feira, março 01, 2011

Banda “As Irmãs da Providência” lançam álbum “Por um triz”

por Gabriel Fedel, Dro, e As Irmãs da Providência




Formada em 2006 por estudantes das artes plásticas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), As Irmãs da Providência é antes de mais nada um grupo de amigos. Banda que talvez não mereça ser classificada por rótulos, combina sonoridades e tessituras que culminam em sons que trazem felicidade para quem ouve.



Nessas indas e vindas As Irmãs já gravaram dois álbuns, e agora nos presenteiam com o terceiro “Por um triz”.  Segundo a banda, “o disco foi gravado nas cercanias de um acampamento: convidada para estrear um curta metragem, a banda se concentrou no meio da mata e tocou, durante a noite e o dia seguinte, rodeada de amigos, cigarras e cachaça. Aqui, os arranjos das canções remetem mais ao folk do que em seus trabalhos anteriores.

  E o mais curioso é que o título do álbum sutilmente sugere o quão arriscada pode ser a sobrevivência de um grupo de música alternativa... mas, mesmo "por um triz", as novas e as velhas canções nunca deixam de girar, reunidas de maneiras inéditas e inusitadas.” 





    André Cardoso, Dro, membro da banda Lisabi e do Coletivo Ajuntaê comenta abaixo as impressões que Por um Triz e As Irmãs trouxeram para ele: "A primeira coisa pra se notar sobre As Irmãs da Providência é que eles são um grupo de rock, mesmo sem saber. Instrumentos inusitados como violoncelo, mandolin, mellotron, derbake, zarb e moringa quebram o paradigma do rock 'n roll convencional e chocam tanto quanto o tradicional conjunto guitarra, bateria e baixo".



Por um triz é o terceiro lançamento da banda, o que mostra um ritmo de produção bem engajado e comprometido. Neste disco, a banda apresenta 6 faixas gravadas ao vivo em Sousas que contam com influências de música mediterrânea do século XIV, folk, mpb e art rock.

Paisagem celta inicia com um batuque salpicado do derbake acompanhado por um vocal feminino que remete muito a Secos e Molhados.

Uma voz masculina e violão abrem a segunda música, Ciranda dos dois rios, que conta com um refrão altamente pop. Essa é provavelmente a música com maior apelo pop do disco, mostrando grande influência da mpb

A música que da título ao disco toca em seguida e impressiona pelas marcas psicodélicas a la Mars Volta. A letra fala sobre despedida, um último adeus. Destaque especial para os sintetizadores que preenchem sutil e perturbadoramente os versos, dando um ar épico à faixa.

A quarta faixa conta com vocais simultâneos que passam a sensação de que o disco foi realmente gravado em um campalmente: segundo os próprios membros, convidada para estrear um curta metragem, a banda se concentrou no meio da mata e tocou, durante a noite e o dia seguinte, rodeada de amigos, cigarras e cachaça. Aqui, os arranjos remetem mais ao folk que em seus trabalhos anteriores.

O disco encerra com duas baladas verdadeiramente medievais intituladas Luminosa Lua, sendo a primeira parte provavelmente uma grande (quase 9 minutos) introdução para a segunda, que é nada menos que uma declaração à lua. Ao final da música pode-se ouvir um trecho que poderia facilmente pertencer a alguma banda dotada de instrumentos elétricos.

Por fim, Por um triz é um disco de orientação etérea, quase espiritual e que captura a essência mais natural da música, conquistando triunfante independência das barreiras impostas por rótulos e géneros."

Lançado no fim de 2010, Por um triz é um álbum que lançará uma nova fase de muito trabalho e dedicação para As Irmãs, que avançam na maturidade musical traçando um caminho que promete trazer mais músicas recheadas de sentimentos e originalidade.

E para quem quiser conferir ao vivo o que é o som das Irmãs, quinta, 3/3, a banda toca no Bar do Zé junto com Os Rélpis,  junto com os Goianos do Diego de Moraes e o Sindicato e por motivos de forças maiores, Diego e o Sindicato e cancelaram a partipação da banda nesta quinta-feira, mas o evento se mantém, é só dar uma olhadinha aqui. E para os que não puderem comparecer ao vivo, transmitiremos ao vivo o show pela Webtv Ajuntaê.


Conheça os outros álbuns das irmãs: http://discos.asirmasdaprovidencia.com.br/

Um comentário:

Kbeça disse...

Escutei o som.. Muito legal. Realmente uma banda que promete!!!