sábado, julho 24, 2010

Ajuntaê em papo cultural com Mercadante

Na semana passada, estivemos de volta à capital Sampa, dessa vez para participarmos de um debate sobre cultura com o candidato ao governo do estado Aloísio Mercadante. Aproximadamente 200 pessoas passaram pelo Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, para uma conversa de mais de 2 horas, sobre as necessidades, urgências e demandas da área cultural no estado de São Paulo e suas possíveis perspectivas no plano de governo do candidato.

O evento foi organizado por Sergio Amadeu, cooperadamente com os irmãos Anitelli, da trupe d’O Teatro Mágico e com o apoio de diversos movimentos presentes e atuantes no estado de São Paulo.

A conversa vai de encontro com a estratégia lançada pelo Circuito Fora do Eixo, que participou ativamente do evento, inclusive dando início a todo o debate através da fala do Fí, o Felipe do Massa Coletiva de São Carlos, de não declarar apoio prévio a nenhum candidato nessas eleições, mas antes, promover espaços de encontro e de diálogo para que se possa conversar diretamente com cada um deles, a fim de sondarmos mais amplamente as nossas possibilidades eleitorais para 2010, e aí sim, tomarmos nossas decisões.

Esteve presente no debate uma galera conectada a movimentos como Hip Hop, à produção de periferia, ao samba e suas escolas paulistas, às rádios comunitárias, à cultura digital e por aí ia...

Como já dissemos, o Fí do Massa Coletiva começou com as falas, representando a galera do FDE, que se seguiram depois, com as colocações de pessoas como Cláudio Prado, da Casa de Cultura Digital; Sérgio Vaz, da Cooperifa; Crônica Mendes, do Hip Hop; Jerry, da Abraço; Ed Rock, dos Racionais; a sambista Leci Brandão; e várias outras que aproveitaram o espaço e o microfone aberto para expressar opiniões, trocar idéias, somar movimentos.

Mercadante escutou a todos e depois comentou calmamente cada uma das colocações, parecendo bastante impressionado com as articulações que percebera ali e sugerindo que se realizasse um grande seminário, nesse momento pré-eleitoral, para se discutir também cultura, assim como já está sendo feito com outras áreas como segurança pública e comunicação.

O saldo final do encontro pareceu-nos bastante positivo, mas como princípio de um movimento que ainda precisa seguir e como parte de um movimento de proporções ainda mais largas, que seja sempre pré-eleitoral, eleitoral e pós-eleitoral.

Para nós, ajuntados, foi bem importante participarmos de um evento como esse e darmos seqüência aí, na nossa viagem cultural de cada dia...

Nenhum comentário: