sábado, outubro 29, 2011

Um alo de Mariana


Somando mais uma experiência de oficina de áudio e web-rádio com software livre, desse vez voltei a cidade de Mariana/MG. A convite dos alunos de Jornalismo, para participar da SECOM (Semana de Comunicação), e por indicação do prof. Ricardo Augusto (grande amigo que fiz quando fui à Mariana no Encontro de Cultura Livre do Festival de Inverno de Ouro Preto).


Cheguei à bonita Mariana na tarde de quarta, indo direto para uma bonita pousada onde fiquei hospedado durante minha estadia. No caminho do aeroporto até a pousada ainda tive a oportunidade de conhecer o Felipe, que trabalha com a transmissão do CPFL Cultura. Poucas horas depois de chegar fui buscado pelo pessoal da organização da SECOM para a palestra de abertura da semana. Por fim terminamos a noite jantando em um resturante, Lua Cheia, os convidados e o pessoal da organização.


Quinta pela manhã fui ministrar a oficina, que apesar de ser muito parecida com a oficina que já ministrei em Mariana, possuía menos tempo e o público era diferente (dessa vez todo o público da oficina era de estudantes de jornalismo), e de certa maneira isso me causou um frio na barriga, eu, computeiro, falando de comunicação para comunicadores... Bem, apesar dessa leve insegurança, sempre me supreendo no processo de "oficinar". Os participantes se mostraram muito interessados pelos assuntos introdutórios: software livre, direitos autorais, fora do eixo, rádio livre. Além disso foi combinado que no segundo e último dia, faríamos um programa juntos, ponto no qual eles se empolgaram demais.Pós oficina, após alguns passeios pela cidade, no fim do dia mais uma palestra, dessa vez sobre Infográficos e Fotos no Jornalismo. Fiquei muito impressionado com a qualidade da palestra, que contou com grandes nomes de revistas como SuperInteressante, site Ig e jornais como Estadão e Folha. Mais uma vez terminamos nossa noite no restaurante, lua cheia, e avançando madrugada a dentro.


Na sexta feira, último dia da oficina, não poderia ter fechado de melhor maneira. Os participantes produziram o programa Rádio Liquidificador, em que a programação envolvia: viagens, esportes, humor, música e entrevista. A diversidade do programa me impressionou de fato, e fiquei feliz demais com o resultado. Para quem quiser conferir o podcast da Rádio Liquidificador, segue abaixo:






Nenhum comentário: