quarta-feira, outubro 19, 2011

Relato sobre o Fórum da Internet no Brasil


Cheguei dia 12 na Casa Fora do Eixo São Paulo, que sediou o encontro de vários pontos Fora do Eixo de todo o Brasil durante o Fórum da Internet
As conversas foram até as 2h, e no dia 13 levantamos às 6h30 para o evento. Seguimos 24 representantes, de coletivos da Amazônia à Florianópolis, para participar das discussões e ajudar a decidir os rumos da internet em nosso país.
As atividades começaram às 9h00 com uma ótima mesa de abertura que contava com representantes da sociedade civil e da acadêmica, do setor industrial e do governo. Muitas das falas prezavam por temas como liberdade e neutralidade na rede e a necessidade da ampliação do acesso à internet.
Após a abertura, encaminhamos para as chamadas Trilhas, que dividiam os temas a serem discutidos na continuidade do Fórum. Participei da trilha que discutiu a Liberdade e os Direitos Humanos na redeMuitas colocações interessantes prezando pela liberdade e pelo não controle indiscriminado na rede rolaram nas falas. Apesar disso, ainda ocorreram tristes discursos que servem como "desculpas" para se limitar o acesso e/ou aumentar o controle na internet - temas como pedofilia ainda foram usadas como desculpa para não se encaminhar para algo que garanta a liberdade na rede.

Esse foi só o começo do Fórum, e seguimos contribuindo e ocupando, e, dessa forma, ajudando a encaminhar ações que permitam que a internet continue sendo um lugar que garanta a liberdade que potencialize ações tão interessantes como as redes de Transparência Hacker e o Fora do Eixo.
No segundo dia, pela manhã, rolou a apresentação do relatório de tudo que aconteceu no dia anterior nas trilhas. Segui participando, junto com a Yasmin Bidim, na trilha de Liberdade. Após a análise do relatório, seguimos debatendo em cima, e muitos pontos interessantes foram discutidos. Nessa trilha, contribuímos pontuando a importância de garantir o acesso à internet, visto que a liberdade real só virá com a liberdade de acesso. Também pontuamos o caso do Fora do Eixo, que se estruturou e funciona hoje graças à rede.No período da tarde, ocorreu uma leitura de todos os relatórios de cada trilha, que incluiam pontos como formação para internet, produção de conteúdo, neutralidade e liberdade, entre outros tantos. No meio desse processo, o senador Eduardo Suplicy apareceu por lá e deu seu voto de apoio ao Fórum, prometendo levar as pautas para o Senado.

O Processo todo do Fórum foi muito interessante, e serviu para um grande nivelamento das questões sobre a internet, como as que visam garantir uma rede que funcione como meio de comunicação livre e democrático de fato.
Fechamos a última noite com chave de ouro, indo comemorar o fim do Fórum com Ivana Bentes e Rodrigo Savazoni, além de boa parte dos representantes do Fora do Eixo.

Um comentário:

Vitor Grilo disse...

Irado d+ Fedel! Nóis parcero.