quinta-feira, setembro 29, 2011

4º Congresso FDE, Editais de Vivência e novas propostas

Este ano o foco do IV Congresso Nacional Fora do Eixo (COFE), que acontecerá entre os dias 14 e 20 de novembro em São Carlos-SP, é proporcionar o intecâmbio de agentes entre os pontos da rede e estabelecer mais conectividade entre eles. O maior evento nacional da rede contará com grupos de trabalho, grupos de discussão, encontros, reuniões livres, observatórios e até um campeonato de futebol entre as regiões FDE. As inscrições já estão abertas.


Uma das grandes novidades deste ano é o fato do Congresso Nacional acontecer junto com o Festival Contato, que é um festival de música e multimidia colaborativo de projetos da UFSCcar, que está em sua quinta edição e anualmente movimenta culturalmente a cidade de São Carlos. Algo que trará uma multipluralidade de linguagens e saberes, dentro da maior rede de cultura livre do país, o que representa, exatamente, a proposta do Fora do Eixo.

Outra novidade é o edital de vivências é uma iniciativa da Universidade Fora do Eixo – UniFdE, em parceria com a Universidade da Cultura Livre – UniCult. O objetivo é abrir espaços de formação para agentes culturais envolvidos, através da inserção destes em ambientes cognitivos, possibilitando trocas de experiências e conhecimentos. Vivências essas que estão sendo organizadas e pré-definidas para proporcionar a troca de saberes individuais para o enriquecimento de todos os coletivos do circuito Fora do Eixo.

O evento contará também com coronas e caravanas saindo de todos os pontos FDE do país. Por meio de cadastramento, elas estão sendo organizadas e são acessiveis para todos que pretendem participar de alguma forma e embarcar nesse viagem cultural de conhecimento rumo a cidade de São Carlos. Para isso, é só entrar em contato com qualquer ponto nacional da rede.

E tudo isso também pode ser acompanhado e coberto por você. O Congresso Nacional e o Festival CONTATO, como já é comum na rede Fora do Eixo, contarão com uma Cobertura Colaborativa feita por colaboradores da rede e quem mais quiser contribui. A cobertura é feita por pessoas de várias áreas que, de forma colaborativa, cobrem os eventos nas áreas que dominam. Tudo isso para deixar o evento mais com a nossa cara.

Não fique fora do maior evento nacional de cultura livre do país. E faça parte desta mudança no fomento cultural e artístico no nosso Brasil. É com cada coletivo, cada indíviduo e cada ser comum que, juntos, vamos caminhar para a liberdade nacional. Somos nós, juntos, saindo do eixo, nos desligando de padrões, somos seres relativos, nos perdendo para nos encontrar. Somos um só coletivo, prontos para nevegar.

Nenhum comentário: