Na disputa: “Argentino” e “À Margem do Xingu – Vozes Não Consideradas”
por Thaís Pimenta
O Coeltivo Ajuntê e a DF5, distribuidora de filmes do Fora do Eixo, serão representadas no Festival de Cinema de Paulínia por dois filmes, o curta “Argentino” e o documentário “À Margem do Xingu – Vozes Não consideradas”.
O curta “Argentino”, rodado em Paulínia e Campinas, conta a história de um estrangeiro (Norberto Presta), que falsifica documentos e acaba roubando a identidade das pessoas que enjoaram da vida. Está concorrendo nas categorias de melhor curta regional, melhor diretor regional, melhor roteiro regional e também concorre ao prêmio do juri popular.
Diego da Costa, diretor do curta “Argentino”
Cenas do filme “Argentino”
Já o documentário “À Margem do Xingu – Vozes Não Consideradas” é uma viagem pelo rio Xingu, onde são encontradas inúmeras pessoas, moradores que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores, habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como especialistas da área compõem parte deste complexo quebra-cabeça. São reflexões sobre o passado obscuro deste polêmico projeto e que elucidam o futuro incerto da região e destas pessoas às margens do Xingu. Concorre às categorias de melhor documentário, melhor diretor de documentário e também ao prêmio do júri popular.
Damià Puig, diretor de “À Margem do Xingu - Vozes não consideradas”
Cenas do docmentário “À Margem do Xingu - Vozes não consideradas”
O foco principal da DF5 é difundir os filmes de seu catalogo no circuito não comercial de cinema brasileiro, como cineclubes, mostras, festivais, sessões itinerantes, cinema nas escolas, cinema nos bairros ou quaisquer atividade ou iniciativa audiovisual e cultural gratuita e voltada à formação de publico para o cinema. É pautada na lógica colaborativa, horizontal e baseada na economia solidária e trabalha com muitos filmes que possuem a licença Creative Commons - Atribuição 2.0 Brasil, ou seja, livre para compartilhar (copiar, distribuir e transmitir a obra), além de poder remixar (criar obras derivadas) e fazer uso comercial da obra.
Serviço:
O que? Exibição dos filmes ”Argentino” e “À Margem do Xingu - Vozes não consideradas” no Paulínia Fest.
Quando? “Argentino” será exibido dia 11 às 18h e “À Margem do Xingu - Vozes não consideradas” será exibido dia 13 às 18h30.
Onde? Av. Prefeito José Lozano Araujo, 155, Pq. Brasil 500 em Paulinia (SP) (no Teatro Municipal de Paulínia).
Thais Pimenta - assessora de comunicação
(19) 9389 6663
Nenhum comentário:
Postar um comentário